quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Pensando em virar padre

O processo de amadurecimento converge com as opções conscientes às mudanças mais simples. Hábitos, lugares, pessoas e vícios são trocados por movimentos condicionados por buscas e aspirações outrora intocáveis; o presente torna-se um mero passo ao futuro.

Em um invólucro espaço-temporal, todas as decisões pertinentes ao surgimento de um princípio novo (não no sentido de criação, mas de conclusão) são colocadas a prova; o que vale a pena torna-se um pilar, as facadas às costas são todas cicatrizadas e as palavras, qual flechas, começam a tornar-se lenha para uma pequena fogueira de vaidades. De adereços a posturas, morrer e renascer.

O Condor sobrevoa o sol poente. Em despedida, as nuvens dançam no céu das ilusões ao som da marcha humana, com o ribombar pulsante dos passos condicionados, enveredando em direção à primavera mais próxima. O combustível, palavras virtualmente escritas, dá vazão ao surgimento de novas fagulhas de compreensão.

Do corte de raízes e da poda (in) segura de sequóias:
Algumas árvores crescem mais que as demais em seu entorno. Criam raízes fortes, projetam sombras e galhos por um espaço imenso. Seu corte, sua poda, sombra, altura e finalidade são todos parte da construção de um único pilar. Quando nesta constroem-se novas sedes, novas casas, cada movimento em favor de sua reconstrução, ou de uma nova motivação visual-estético-estrutural, acarreta mudanças em vários âmbitos.
O corte, e sua queda, fazem parte do processo de renascimento. O lenhador, que manda ao chão toda uma estrutura anteriormente confiável, vê no resultado duas prováveis trilhas:
- o início de uma nova planta, com crescimento ordenado; ou o falecimento de parte admirável de uma exuberante e gigantesca forma de (a/o) vida.

(não lhe cabe decidir o melhor, apenas segurar o machado).

Muitos dos animais que coexistiam neste habitat morrerão, inevitavelmente. Do velho tronco, cujo coração fica exposto às intempéries, crescerá outra árvore, galhos, folhas.
É claro que existem várias formas de incentivar o que brota; das delicadas adubagens e chuvas ao sol e sal que seguirão o processo. Mas o novo, não será nunca o mesmo do que se esperava anteriormente.


O inferno é a repetição, ou, no caso, seria.

Franclim José Santos
29-05-2008


Postado hoje, 20-08-2008.
Pensando em quais mudanças são necessárias, quais são inevitáveis e quais deveria ter me preparado para.

Nenhum comentário: